Criatividade, Produtividade

Reuniões online são menos criativas?

Este estudo é interessante – reuniões online podem ser menos capazes de induzir a criatividade mas são tão capazes quanto as presenciais de estabelecer linhas de ações a seguir e implementar resultados.

Mas de minha parte discordo de que reuniões online são menos criativas. Considero que tanto reuniões online ou presenciais são pouco criativas.

Criatividade não é um trabalho em grupo, pois há muita pertubação para uma ideia crescer sem uma saraivada de críticas.

A criatividade é principalmente um trabalho individual (conhecem a velha história de que um camelo é um cavalo que foi criado em um comitê?). Uma pessoa ou no máximo uma dupla pode participar de uma discussão ampla para obter informações. E chegar a uma ideia criativa depois.

No caso, quando a pesquisa identificou que houve mais criatividade nas reuniões presenciais, é porque provavelmente não conseguiram medir as pausas e interrupções para reflexão solitária que ocorreu durante a reunião presencial (provavelmente houve pausas mas os pesquisadores não estavam presentes para identificar isto).

Na prática reuniões com muitas pessoas não são um terreno fértil para a criatividade. Para mim o que esta pesquisa descobriu é um viés, uma distorção da observação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s