Você sabia que diversas profissões focalizadas na relação de ajuda – psicoterapeutas, coaches, mentores, conselheiros financeiros, advogados e até filósofos e gurus espiritualistas – podem atuar tão facilmente online quanto presencialmente?
Com exceção de alguns casos que requerem muito apoio emocional direto, fazer “uma visita” ao seu aconselhador não obriga necessariamente a um deslocamento físico e pode ser feito no conforto de sua casa.
Óbvio, receber aconselhamento online não é apenas uma moda. É uma prática moderna e que requer alguns preparativos técnicos – dispor de uma boa conexão e um celular, tablet ou computador com uma boa câmera e microfone – e outros não tão técnicos – um espaço silencioso, sem interrupções e confortável por um período de aproximadamente uma hora a uma hora e meia. No entanto na maioria dos casos é uma alternativa mais econômica e prática, tanto para o cliente quanto para o seu conselheiro. Tanto assim que vários profissionais se especializam em atender apenas online.
Em alguns casos o trabalho de aconselhamento é um trabalho pontual. Eu chamo esta situação de “tomada de decisão”. E em outros casos requer mais tempo enquanto a pessoa desenvolve o que é necessário para chegar aonde quer. Eu chamo esta situação de “acompanhamento” e considero que esta é a principal dificuldade: saber persistir por um período razoável de meses e até mais de um ano inteiro até alcançar e manter os seus objetivos. E com o tempo eu percebi que a principal dificuldade que as pessoas enfrentam não é exatamente os problemas pontuais e sim a persistência diária, semanal, mensal e até por anos, até que consiga consolidar novos traços de comportamento e transformar a sua vida.
Além do mais o trabalho online se torna especialmente útil para questões tais como “acompanhamento”. O convívio regular entre o conselheiro e o seu cliente, mesmo que à distância, supera eventuais dificuldades que a distância física poderia acarretar e, ao contrário, pela facilidade de contato, economia de custos e acesso, favorece o êxito do processo.