Na segunda passada, dia 18/08/2015, fiz uma experiência interessante.
Participei de um Hangout sobre Hipnoterapia, que foi assistido apenas por membros selecionados do grupo do Facebook “Hipnose Prática”.
Participou comigo um outro profissional, que se ofereceu para ser o cliente – a pessoa a apresentar uma meta.
Eu participei como o hipnólogo – e apresentei a minha técnica pessoal, que chamo de “Coaching Diretivo” – uma mescla de Coaching com Hipnose.
Em outro momento, no futuro, outros hipnólogos e clientes farão o mesmo, dentro do grupo, para aprendizado e modelagem conjunta.
Colocamos em discussão um interessante tema: pode o Coaching e a Hipnose nos motivar a acordar cedo (e portanto a dormir cedo)? Como alterar nossos hábitos de vida, usando não só a preparação e resiliência consciente – através do Coaching – como também a sugestão motivacional inconsciente – através das técnicas da Neurolinguística e da Hipnose?
Como demonstração, a experiência durou apenas 35 minutos e não foi programada para ser repetida. Isto é, se considerou como um “atendimento único”.
Para quem assistiu (e para quem participou) pareceu bastante válido. Tanto assim que estou disposto a repetir o processo – não só dentro do grupo HP, pois este será sempre com membros diferentes – como também em meu próprio Hangout e canal do Youtube.
Evidentemente, uma intervenção de Coaching e Hipnose aberta, com gravação e posterior envio a um canal no Youtube, se reveste de alguns cuidados. Vamos citá-los.
1 – Não é psicoterapia clínica profunda e sim principalmente Coaching, uma reflexão consciente de como criar uma estratégia de sucesso. Mas, aliada a isso, entra a Hipnose como um incentivo para os processos autoreguladores do corpo (e da vida) da pessoa alcançarem o estado ótimo.
2 – Como o indivíduo está concordando em participar em aberto do Coaching Diretivo, não será cobrado por esta sessão única.
3 – Será necessário um contato prévio, via Hangout, para definir a viabilidade técnica (velocidade de transmissão, qualidade de som e imagem), horário e averiguar se a proposta a ser discutida é viável ou não para a sessão.
4 – A proposta da meta a ser discutida não deve ser algo que seja problemático se expor ao público. Assuntos muito críticos ou demasiado emocionais, ou que requerem muitos detalhes da vida pessoal não são recomendados.
5 – Pessoas em momentos cruciais de sofrimento emocional não deverão ser aceitas para o processo. O objetivo é melhorar padrões de hábitos e comportamentos de sucesso, não recuperar-se de problemas intensos.
6 – Ao ser aprovada, a pessoa (agora chamada de cliente) que vai passar pelo processo deve estar ciente que este será um agente motivador a mais, um estimulador, mas que não é supervisionado pois não haverá acompanhamento em outras sessões.
7 – Após o período de uma a duas semanas após a intervenção gravada o cliente deverá relatar o seu feedback em um email ao Coach (no caso eu), contendo seus resultados e o que ocorreu de diferente depois do processo.
Entendemos que esta proposta ajudará tanto aos profissionais quanto aos interessados em participar do processo a desmistificar o que é a tão famosa “comunicação persuasiva/ hipnótica” quando é usada de forma positiva, para o benefício do cliente. E, também, acompanhando os resultados pessoais – e se algum cliente assim o quiser, poderá deixar depoimentos em vídeo, que subiremos também para o mesmo canal no Youtube com um link para a intervenção pela qual passou.
Você está disposto a experimentar o processo? Preencha o seu pedido no formulário de Contato.
Deixe um comentário