O International Coaching Federation (ICF) define “Coaching” como “um processo interativo que ajuda indivíduos a se desenvolverem mais ràpidamente e produzirem mais resultados satisfatórios.”
O trabalho de Coaching é uma espécie de assessoria e apoio em um projeto de melhoria. Coaching não é traduzido em português para Treinamento pois é focado no desenvolvimento interno, ao invés de apenas no treinamento de habilidades a partir de modelos externos. Treinar é um método eficaz para aprender uma tarefa, e muitas vezes o Coaching se utiliza do Treinamento. No entanto, o Coaching visa ser um efetivo método de ajudar pessoas a alcançar os seus próprios objetivos, com troca de opiniões e de observações para gerar resultados préviamente contratados e também se tornar um processo de inspiração, de motivação, na busca de encontrar o melhor caminho de desenvolvimento.
Para entender melhor as diferenças entre as abordagens, podemos dizer:
Em um processo de Consultoria, seja pessoal ou organizacional, o consultor iria levantar o maior número de informações sobre o cliente em relação a sua vocação, através de seu desempenho e interesses passados. Após discutir com o cliente o resultado do levantamento, finalizaria o processo com uma recomendação, normalmente escrita como um manual e entregá-lo ao cliente.
Em um processo de Psicoterapia, o terapeuta iria ouvir o cliente e buscar junto com ele (no passado e no inconsciente) os “por que?” do cliente. E através de técnicas psicanalíticas como interpretação, livre associação, transferência e contra-transferência, o paciente seria estimulado a conscientizar o que está impedindo a mudança, na hipótese de que esta conscientização o auxiliasse a superar estas limitações.
Em um processo de Mentoring, o mentor iria verificar qual a necessidade da organização que o profissional pertence, e buscaria ajudar o profissional, através da indicação de práticas e conselhos que refletem sua experiência anterior, a se ajustar na melhor maneira possível à esta organização.
No processo de Coaching, o cliente irá verificar através de questionamento (formulários de auto-avaliação também são utilizados) quem o cliente é hoje, quais são seus valores e necessidades. Assim, o coach, através de perguntas, facilita que o próprio cliente crie um elenco de alternativas que o leve a ser quem realmente sempre quis ser. Levantará, ainda com perguntas, quais as vantagens e desvantagens de cada opção, facilitando, assim, a escolha/decisão do cliente por um objetivo. Irá fazer um brainstorm, ainda junto com o cliente, para que este monte a estratégia que o levará com facilidade e segurança à prática das ações específicas para alcançar o objetivo. Definido o objetivo), a estratégia (o como chegar lá) , o coach irá acompanhar todo o processo de aprendizado, apoiando e dando o suporte necessário para que a mudança de hábito realmente ocorra da forma mais fácil e consistente.
O Coach – profissional de Coaching – busca auxiliar o Coachee – indivíduo que optar por aconselhamento e treinamento específico – a identificar seus objetivos, reorganizar suas metas, ter criatividade para pensar em soluções factíveis e superar barreiras conscientes e inconscientes para a solução de suas questões pessoais, profissionais e organizacionais. Neste trabalho são utilizados os princípios do Coaching e da PNL – e até abordagens da Hipnose Ericksoniana, e recursos de estímulo à Criatividade inconsciente.
O Coaching pode ser feito de forma presencial ou online, através de uma entrevista via telefone ou webphone – pelo Skype, MSN ou outros sistemas similares. Usualmente é uma entrevista semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da intensidade que se deseja no processo e do tempo disponível. Também são trocados emails para formulários e documentos desenvolvidos em conjunto.
Coaching à distância exige bastante autodisciplina para dar certo, em termos de horários. Pode ser usado telefone, email e Skype, mas de preferência é melhor o contato por voz, pois o texto puro torna difícil obter determinadas informações úteis para a potencialização da mudança. Textos são bons para leitura e informação adicional.
Mesmo que as entrevistas presenciais ou online sejam mensais, a avaliação do Coaching é feita de forma semanal, pois a estruturação do tempo em semanas é a mais confortável para se analisar mudanças. A semana permite um planejamento mais intuitivo do tempo, pois é um prazo longo o suficiente para a maturação inconsciente, visando despertar os recursos criativos da mente, e curto o suficiente para utilizar de forma positiva o processo de checagem e avaliação de melhorias e a pressão psicológica por resultados. O cliente (coachee) se compromete a relatar suas experiências e práticas semanalmente, normalmente por email.
O tempo de duração do contrato de Coaching é definido préviamente, a partir do estabelecimento de objetivos pré-determinados. Costumeiramente se estabelece um período prévio de quatro meses, podendo haver revalidações. Isto permite um comportamento mais tático, focado no curto prazo, no alcance de metas mais realísticas.