Ferramenta 5W2H para Plano de Ação

5w2h

Muitos coaches utilizam ferramentas sofisticadas para ajudar seus clientes a elaborar Planos de Ação. Eu mesmo já usei diversas. No entanto, considero que uma das ferramentas mais simples e práticas é o famoso 5W2H.

Esta técnica, bastante usada na área da Qualidade Total e no Gerenciamento de Projetos, tem origem antiga, e consiste em uma maneira sucinta de descrever um procedimento e detalhar uma estratégia para levar a cabo um procedimento.

Soube recentemente que um site brasileiro criou o “5W2H Online”, para montar online sistemas 5w2H. E é totalmente gratuito. Como é uma ferramenta que vale a pena usar, estou divulgando-o aqui. Visitem o http://www.5w2h.miguelando.com/ (a tela do 5W2H de lá é a imagem deste post).

No entanto, apesar do modelo 5W2H já possuir um amplo uso, a maioria das pessoas o aplica apenas para uma visão geral de um problema, usando outras ferramentas descritivas para esmiuçar o plano. Porisso estou enfatizando que, no Coaching, o procedimento de elaboração do 5W2H é mais amplo. Serve tanto para fornecer uma visão geral do Plano – em nível macro – quanto detalhar etapa por etapa da estratégia – em nível micro.

As perguntas de Coaching podem ser inseridas dentro do modelo 5W2H, mas a reflexão é ampliada à medida que repetimos as perguntas em cada etapa do processo.

A listagem do 5W2H em Qualidade e Gerenciamento de Processos dá prioridade ao responsável designado pela ação. Isto é o usual, pois neste caso esta ferramenta é usada por grupos. No Coaching, as perguntas iniciais são as de detalhamento do processo e a pergunta final é mais motivacional, pois esta ferramenta é usada de forma mais individual.

A ordem é um pouco diferente, usualmente seguindo o modelo GROW (Meta-Realidade-Opções-Vontade), partindo da meta e do momento presente para o detalhamento e, após isso, é feito um “embalamento” final de toda a questão, através das metaperguntas de porquê e para quê.

Vejam as perguntas abaixo.

What? (O quê?)
Qual é o seu objetivo? O que pretende fazer?
Como descrever o melhor que pode obter nesta situação?

When? (Quando?)
Quais as primeiras e importantes ações necessárias? Como se seguem umas as outras? São proativas ou dependem de outras fora do seu controle?

How? (Como?)
Como pode iniciar, mensurar e ativar as ações necessárias e também em soluções de contingência (no caso de obstáculos)?

Where? (Onde?)
Em que situações / contextos e momentos (não necessariamente lugares, mas toda uma situação) pode descrever-se agindo ou obtendo o que quer? O que vai sinalizar que é o momento de agir assim?

Who? (Quem?)
Quem está envolvido ou responsável em cada ação? Quem deve ser avisado?

How much? (Quanto?)
Quanto vai custar em tempo, esforço, dinheiro, conhecimento e preparação psicológica, motivacional e de negociação, tanto pessoal quanto de grupo?

Why? (Porque e Para que?)
Qual é a razão que impulsiona esta ação? O que vai conseguir de retorno? Como está alinhada à estratégia geral e sua importância? E à sua visão futura de carreira ou da organização? Faz parte de sua missão? É essencial e significativa? Vale a pena?

Como sugestão, subi um formulário neste post para ajudar na elaboração de seus Planos de Ação.

PlanodeAcaodeCoaching5W2H

About these ads

About azevedo

Coach Trainer, NLP Trainer

No comments yet... Be the first to leave a reply!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: