Exercícios mentais em áudio MP3

Estão liberados para download alguns exercícios mentais, de meditação, visualização, neuroprogramação e auto-hipnose, gravados em MP3, para quem quiser aproveitar.

Para que o áudio seja perfeitamente escutado é interessante utilizar, em seu computador, headphones estéreos. Isto é, escutar com fones de ouvido, ao invés de caixas de som mono, que retiram a qualidade estéreo da audição. Se escutar no Windows Media Player, configure neste a visualização de uma imagem circular, com figuras concêntricas, e a contemple, de olhos semicerrados, enquanto escuta o exercício. E também disponha de uma cadeira confortável, é claro…

Outra opção, cada vez menos onerosa atualmente, é adquirir um player de mp3, um pequenino aparelho portátil que permita escutar arquivos mp3 em qualquer lugar. O custo destes aparelhos não é muito alto e facilita bastante usar arquivos de auto-programação mental em qualquer lugar, seja relaxando confortavelmente na cama, seja meditando à beira da praia, de um lago ou cachoeira…

Uma última opção é para quem tem um sistema de “Home Theater”, isto é, um DVD-player que também lê arquivos mp3 e um bom equipamento de som estéreo, com pelo menos duas caixas bem posicionadas. A pessoa recebe o arquivo, o grava com um gravador de CD-RW e escuta o CD em seu aparelho de som, confortavelmente em sua poltrona da sala. Não é muito comum, mas já fizeram isso.

Para evitar preocupações com o conteúdo do arquivo e possíveis alegações de “lavagem cerebral”, lembramos que toda indução utilizada pode ser ouvida – não é possível técnicamente se colocar uma informação que não possa ser ouvida também conscientemente e que afete só o inconsciente.

E um exercício curto, com um breve relaxamento preparatório – que não precisa chegar a ser um “torpor” completo, onde os membros ficam rígidos – costuma ser mais efetivo, para ajudar as mensagens sugestivas a penetrarem na mente inconsciente. Não é a duração do exercício o importante, mas o que ele faz pensar – seja consciente ou inconscientemente. Seu objetivo não é “empurrar” a pessoa em uma dada direção, automáticamente como um robô, e sim estimular a sentir vontade em agir em uma direção.

Algumas pessoas gostariam que o exercício demorasse mais tempo, para poderem relaxar melhor. Usualmente não é necessário que um exercício de indução seja muito grande. Em geral os exercícios que faço tem em média entre 10 a 18 minutos. A proposta de gravar arquivos pequenos é para motivar o uso mais frequente. CDs de 45 a 60 minutos são ouvidos apenas esporádicamente. O tamanho grande é útil principalmente para exercícios de relaxamento, pois é seu objetivo também serem indutores de sono. Exercícios de “reprogramação mental” e meta-hipnose são mais úteis quando curtos, pois são ouvidos mais frequentemente e o efeito cumulativo é importante.

Algo que às vezes é esquecido neste tipo de técnica é que relaxamento não é sugestão. O relaxamento pode ajudar, mas em excesso induz ao sono. O estado propício à sugestão hipnótica é chamado “hipnogógico” e é um estado limiar, entre o totalmente consciente e o totalmente inconsciente. Se adormecemos de todo, não escutamos mais a sugestão. No sono a mente consciente não está presente o suficiente para servir de “tradutora” das mensagens entre a mensagem sugestiva e o inconsciente.

O ideal hoje em dia é, como eu disse, utilizar um pequeno aparelho mp3, pois é portátil e se pode usar a indução em qualquer lugar, em algum intervalo de tempo disponível. Existem até telefones celulares sofisticados que também permitem escutar mp3. Vale a pena o investimento, pois assim se pode obter o principal de um arquivo como esse: o efeito cumulativo. Repito, é muito mais importante usá-lo de forma frequente, todo dia, do que eventualmente. Por isso precisamos transformá-lo em um hábito.

A questão a ressaltar é que nenhum sistema em si é “mágico”. É necessário que nos engajemos na mudança, e façamos um esforço pessoal para superar quaisquer limites auto-impostos, seja pela nossa história pessoal ou por crenças que desenvolvemos.

Em alguns casos é importante que a pessoa aprenda que é possível mesmo fazer mudanças comportamentais usando o inconsciente – nossa cultura, de certa forma, nos “hipnotiza” de modo negativo, ensinando-nos a sermos limitados, e precisamos ser “deshipnotizados”, aprendendo a aceitar que é possível nos transformarmos.

Por isso, como cada pessoa possui uma bagagem cultural, estilo de personalidade e preparação prévia diferente, não podemos afirmar que todos podem obter completos resultados apenas por um exercício regular, mesmo feito com um arquivo de áudio gravado.

No entanto, é um poderoso “empurrão” na direção correta. Um sistema como esse é uma maneira prática de ter um incentivo a mais para uma mudança comportamental. Todos nós estamos envolvidos a cada dia no próprio aperfeiçoamento; e um coadjuvante nos relembra nossas metas e objetivos, e, progressivamente, vai implantando em nossos pensamentos, atitudes e hábitos, aquilo que nos propomos a fazer.

Vamos recapitular a forma de utilizar. Lembre-se, escute apenas com headphones, para aproveitar o efeito binaural. Sente-se ou deite-se confortávelmente, faça um breve relaxamento e ligue o som. Busque ouvir toda manhã, de preferência e, se quiser, pode repetir à noite. Pela manhã é essencial, pelo menos na primeira semana. Depois pode ser esporádico, na hora que quiser, e nem precisa de relaxamento.

E ouça em tom baixo, não coloque o volume muito alto, enquanto estiver ouvindo. O importante é ser audível, mas não forçar a audição.

E os que baixarem por favor me enviem um feedback, por email, sobre como está sendo a sua prática dos exercícios e se lhe estão ajudando em seus objetivos propostos.

Assembléia Interior

Dados Técnicos:
Um exercício para trabalhar a conversa interior e a organização pessoal.
Nome do arquivo: assembleiainterior.mp3
Tamanho: 8,1 Mb – 17:42 minutos
64 kbps – 22050 Hz – 16 bits
Álbum: Meta-Hipnose 01
Autor: Antonio Azevedo
Faixa: 08 – Assembléia Interior


Espelho de Imagem Mental


Massagem Mental e atenção relaxante


Meditação Básica

Não é um exercício de PNL ou de Auto-Hipnose, é de meditação com respiração. Foi criado por outras pessoas, mas como gosto muito dele fiz uma adaptação, para uso pessoal e de clientes, que muitas vezes me perguntam de como meditar.

Não tem cunho espiritualista em si mesmo, mas pode ser utilizado de forma metafísica, se assim o desejarem. Fica a critério de cada um.

Dados Técnicos:
Nome do arquivo: meditacao_basica_antonio_azevedo.mp3
Tamanho: 16,1 Mb – em conexão discada deve demorar 1 hora para baixar.
160 kbps – 14:04 minutos – 44.100 Hz
Álbum: Práticas de Meditação e Visualização
Autor: Antonio Azevedo
Faixa: 02 – Meditação Básica de Respiração


Exercício de Auto-Programação Mental em MP3
Este não é um áudio meditativo e sim um roteiro de auto-programação mental – um tipo de condicionamento para ser feito durante um exercício de relaxamento e visualização, com sugestões de melhoria física e mental.

O áudio não está trabalhado – é um arquivo que resgatei de um trabalho feito a bastante tempo, e não o reeditei. De qualquer modo acredito que pode ser interessante como coadjuvante de trabalhos pessoais na linha da Programação Mental, Pensamento Positivo e Controle da Mente. Não segue específicamente a linha da PNL (Programação Neurolingüística) e nem da Hipnose Ericksoniana.

Dados Técnicos:
Nome do arquivo: exercício_programacao_antonio_azevedo.mp3
Tamanho: 6,9 Mb – 15:00 minutos
64 kbps – 22050 Hz – 16 bits
Álbum: Práticas de Meditação e Visualização
Autor: Antonio Azevedo
Faixa: 03 – Exercício de Programação Mental Básica


Os links de download não estavam funcionando a partir desta página, já que os MP3 estão no servidor Multiply. Por isso, se quiser os áudios e tiver conta (mesmo gratuita) no Multiply, vá até a página Arquivos , logue-se no Multiply e tente baixar de lá.
Clique em cada link escrito “Download”. Se tiver problemas, clique com o botão da direita e, nas opções do menu, escolha salvar em seu micro.
Lembre-se, só dá para baixar se você se logar no Multiply. Se você não quer ou puder se logar, baixe do 4Shared. Para saber como, continue lendo.

4Shared: o servidor Multiply atualmente só permite baixar os vídeos para quem se logar no sistema. Por isso, existe a opção de baixar estes arquivos do disco virtual no 4Shared, sobre documentos de Hipnose, no link abaixo:
http://www.4shared.com/dir/1293869/c9920339/sharing.html

Entre no link http://www.4shared.com/dir/1293869/c9920339/sharing.html vá até a pasta “Audios de Hipnose / Português / Antonio Azevedo ” e de lá clique em cada um dos links e baixe um a um os três áudios que estão lá.

Para baixar, clique em um link, e depois clique no botão verde escrito “Go”. Vai abrir uma outra página e terá que esperar que o link apareça (no serviço gratuito do 4Shared só dá para baixar depois de uma espera). Quando aparecer o link, clique em “Download file”.

Em banda larga deve demorar uns 10 a 15 minutos para baixar cada um.


Exercício de Harmonização com o Fluxo e Reflexão sobre a vida
Harmonização com o Fluxo


Exercício de Conexão com o Centro do Universo
Conexão com o Centro do Universo


About these ads

Sobre azevedo

Coach Trainer, NLP Trainer

2 Respostas para “Exercícios mentais em áudio MP3”

  1. Parabéns pelo seu trabalho, muito agradecido e tenha continuidade.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Coaching Executivo :: Áudios Personalizados de Meta-Hipnose - 03/08/2008

    [...] por enquanto, experimente estes áudios que disponibilizo [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: